Exercício
de aula
Leia os fragmentos abaixo.
“A
arte é uma forma de linguagem, uma forma de expressão utilizada pelo homem
desde os tempos mais remotos até nossos dias. (...) Não podemos entender a
História da Arte se não conhecemos a História do Homem”.
Kenia Pozenato & Mauriem Gauer
“As grandes
nações escrevem sua autobiografia em três volumes: o livro de suas ações, o
livro de suas palavras e o livro de sua arte. Nenhum desses três livros pode
ser compreendido sem que se tenham lido os outros dois, mas, desses três, o
único em que se pode confiar é o último”.
John Ruskin
“(...) a
produção artística não deve ser considerada um fato extraordinário dentro da
cultura humana. Ao contrário, deve ser vista como profundamente interligada à
cultura e aos sentimentos de um povo: ora retrata elementos do meio natural,
como é o caso das pinturas pré-históricas; ora representa divindades de uma
antiga civilização ou expressa sentimentos religiosos. A arte pode ser também
um verdadeiro testemunho histórico, ao retratar situações sociais. O artista
pode, ainda, apenas trabalhar com elementos pictóricos - cor, composição, por
exemplo -, sugerindo diferentes impressões e sensações a quem contempla sua
obra”. Graça Proença
1.
Com base nos fragmentos acima, discuta algumas
questões relacionadas à dificuldade de conceituar o termo arte e
explique de que modo a arte pode ajudar a compreender as civilizações.
É extremamente
difícil encontrar um denominador comum para definir o que é arte, pois cada
período histórico possui diferentes formas de expressão artísticas e culturais.
De qualquer modo, é consenso que todos os grupos humanos, desde a pré-história,
produziram algo a que pode se chamar arte. Como testemunho dos períodos
históricos, a arte é fundamental para se compreender a história da humanidade.
2. Que relações podem se estabelecer entre arte e
artista.
O
artista é aquele que traduz, de acordo com suas percepções, os processos
culturais e sociais de determinado período histórico. Ele é responsável por
estabelecer uma espécie de convenção - com caráter extremamente subjetivo – o
conceito de arte de cada época. Arte não existe sem artista!
3. Indique algumas formas de manifestação
artística do século XX e justifique o porquê tal obra pode, ou não, ser
considerada arte.
O
conceito de arte, no século XX, sofreu uma verdadeira revolução. A arte não
precisa de um objeto material: pode ser luz, som, gelo, química, raio laser. De
acordo com a concepção de que tudo é arte, nada pode ser desconsiderado como
sendo um objeto de arte.
ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA
Atividades
01. Entre as esculturas do
Paleolítico, nota-se o predomínio de figuras femininas e ausência de figuras
masculinas. O fato de elas serem representadas com ancas largas e seios grandes
levam os historiadores a supor a sua ligação
(A)
à valorização da sexualidade
(B) à valorização do erotismo
(C) à necessidade de
sobrevivência
(D)
ao culto da fertilidade
(E) ao padrão estético de beleza
da época
Justificativa:
Pelos vestígios encontrados, atribuiu- se às “Vênus” as primeiras formas de
arte conhecidas pelo homem. Essas esculturas femininas com ancas largas, seios
grandes e poucos detalhes no rosto, foram produzidas no Paleolítico Superior
(30.000 a 18.000 a. C). Esculpidas em pedra ou marfim, elas têm pequenas
dimensões e estão associadas ao culto da fertilidade. A chamada Vênus de
Willendorf é uma das inúmeras estatuetas da fertilidade, que em forma
arredondada e bulbiforme, sugere um “seixo sagrado” oval.
02. Complete as lacunas e responda à questão abaixo.
I. Nas pinturas rupestres, características do
período , os artistas
reproduziam a natureza tal
qual sua visão captava. Assim, eles utilizavam imagens carregadas de traços
fortes que expressam a idéia de vigor para representar os animais que temiam,
ou os grandes animais que caçavam, como o bisão. Daí esse estilo ser conhecido
como .
(A) Paleolítico – realista
(B)
Paleolítico – naturalista
(C) Neolítico – abstrato
(D) Neolítico – naturalista
(E) Mesolítico – realista
Justificativa:
Uma das principais características da arte rupestre, no período Paleolítico,
era o aspecto naturalista das figuras. O artista do Paleolítico representava os
seres do modo como os via de determinada perspectiva, isto é, reproduzia a
natureza tal qual sua visão captava.
03. Leia o fragmento abaixo:
“Os criadores
dos desenhos paleolíticos de animais eram, ao que tudo leva a crer, caçadores ‘profissionais’
– pode-se presumir isso com certeza quase absoluto a partir de seu conhecimento
íntimo de animais – e é improvável que, como ‘artistas’ (ou como quer que
fossem chamados) estivesse isentos da obrigação de prover alimentos”.
(A) Qual é o nome da arte a que se refere o fragmento acima?
Arte rupestre
(B) Em qual período da Pré-História esse tipo de arte foi desenvolvido?
No Paleolítico Superior (30.000 a
18.000 a.C).
(C) Explique as hipóteses que explicam o significado da arte rupestre.
Entre
as muitas hipóteses, difundiu-se no início do século XX a idéia de que as
figuras estavam associadas a rituais mágicos de caça. Esses rituais eram
realizados para que a caça fosse abundante e os caçadores pudessem pegar um
grande número de animais. Talvez o pintor-caçador acreditasse que “aprisionando”
a imagem do animal, teria poder sobre ele. Assim, se o representasse
mortalmente ferido no desenho, conseguiria abatê-lo na vida real.
(D) Qual era o estilo utilizado por esses “pintores”?
Estilo Naturalista
04. A
arquitetura do período Neolítico apresenta construções denominadas monumentos
megalíticos. Assinale nas alternativas abaixo qual a conceituação correta do
monumento megalítico selecionado.
(A) dólmen.
(B) cromlech.
(C) menir.
(D)
nurague.
(E) estela.
Justificativa:
Na arquitetura, a construção de monumentos megalíticos em formato circular,
conhecidos como Nuragues, parece ter sido a grande marca do Neolítico.
Utilizando-se pedras empilhadas cobertas por material perecível, ergueram-se
grandes monumentos de pedras – cada pedra com pesando entre 10 e 5 toneladas.
05. Sobre a arte no período Neolítico, considere as afirmativas abaixo.
I. A pintura neolítica
mostra figuras humanas estilizadas, ou seja, não naturalistas, representadas em
traços pouco esquemáticos.
II. Na arquitetura do
período Neolítico, destacam-se habitações rudimentares construídas em formato
circular, utilizadando-se pedras empilhadas conhecidas como Nuragues.
III. A hipótese mais aceita
sobre a construção os monumentos megalíticos no Neolítico é a da motivação
religiosa, sendo o mais famoso deles o de Stonehenge, na Grã-Bretanha.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e II.
(D)
Apenas I e III.
(E)
I, II e III.
Justificativa: A
pintura neolítica mostra figuras humanas estilizadas, ou seja, não
naturalistas, representadas em traços pouco esquemáticos. Na arquitetura do
período Neolítico, destacam-se habitações rudimentares construídas em formato
circular, utilizadando- se pedras empilhadas conhecidas como Nuragues. A
hipótese mais aceita sobre a construção os monumentos megalíticos no Neolítico
é a da motivação religiosa, sendo o mais famoso deles o de Stonehenge, na
Grã-Bretanha.
06. Assinale a única
alternativa que não apresenta uma técnica artística característica do período
da Pré-História.
(A) arte rupestre.
(B)
esculturas em baixo-relevo.
(C) nuragues.
(D) mãos em negativo.
(E) monumentos megalíticos.
Justificativa:
todos os itens abaixo citados são exemplos de produção artístico da
Pré-história. A exceção são as esculturas em baixo-relelvo, cujos vestígios
mais antigos datam do período antigo oriental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário