quinta-feira, 13 de outubro de 2016

ARTE NA PRE-HISTORIA



Exercício de aula

Leia os fragmentos abaixo.


“A arte é uma forma de linguagem, uma forma de expressão utilizada pelo homem desde os tempos mais remotos até nossos dias. (...) Não podemos entender a História da Arte se não conhecemos a História do Homem”.
Kenia Pozenato & Mauriem Gauer



“As grandes nações escrevem sua autobiografia em três volumes: o livro de suas ações, o livro de suas palavras e o livro de sua arte. Nenhum desses três livros pode ser compreendido sem que se tenham lido os outros dois, mas, desses três, o único em que se pode confiar é o último”.

John Ruskin

“(...) a produção artística não deve ser considerada um fato extraordinário dentro da cultura humana. Ao contrário, deve ser vista como profundamente interligada à cultura e aos sentimentos de um povo: ora retrata elementos do meio natural, como é o caso das pinturas pré-históricas; ora representa divindades de uma antiga civilização ou expressa sentimentos religiosos. A arte pode ser também um verdadeiro testemunho histórico, ao retratar situações sociais. O artista pode, ainda, apenas trabalhar com elementos pictóricos - cor, composição, por exemplo -, sugerindo diferentes impressões e sensações a quem contempla sua obra”. Graça Proença

1.  Com base nos fragmentos acima, discuta algumas questões relacionadas à dificuldade de conceituar o termo arte e explique de que modo a arte pode ajudar a compreender as civilizações.


É  extremamente difícil encontrar um denominador comum para definir o que é arte, pois cada período histórico possui diferentes formas de expressão artísticas e culturais. De qualquer modo, é consenso que todos os grupos humanos, desde a pré-história, produziram algo a que pode se chamar arte. Como testemunho dos períodos históricos, a arte é fundamental para se compreender a história da humanidade.

2.  Que relações podem se estabelecer entre arte e artista.

O artista é aquele que traduz, de acordo com suas percepções, os processos culturais e sociais de determinado período histórico. Ele é responsável por estabelecer uma espécie de convenção - com caráter extremamente subjetivo – o conceito de arte de cada época. Arte não existe sem artista!

3. Indique algumas formas de manifestação artística do século XX e justifique o porquê tal obra pode, ou não, ser considerada arte.

O conceito de arte, no século XX, sofreu uma verdadeira revolução. A arte não precisa de um objeto material: pode ser luz, som, gelo, química, raio laser. De acordo com a concepção de que tudo é arte, nada pode ser desconsiderado como sendo um objeto de arte.



ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA

Atividades

01. Entre as esculturas do Paleolítico, nota-se o predomínio de figuras femininas e ausência de figuras masculinas. O fato de elas serem representadas com ancas largas e seios grandes levam os historiadores a supor a sua ligação

(A) à valorização da sexualidade

(B) à valorização do erotismo
(C) à necessidade de sobrevivência
(D) ao culto da fertilidade
(E)  ao padrão estético de beleza da época


Justificativa: Pelos vestígios encontrados, atribuiu- se às “Vênus” as primeiras formas de arte conhecidas pelo homem. Essas esculturas femininas com ancas largas, seios grandes e poucos detalhes no rosto, foram produzidas no Paleolítico Superior (30.000 a 18.000 a. C). Esculpidas em pedra ou marfim, elas têm pequenas dimensões e estão associadas ao culto da fertilidade. A chamada Vênus de Willendorf é uma das inúmeras estatuetas da fertilidade, que em forma arredondada e bulbiforme, sugere um “seixo sagrado” oval.


02. Complete as lacunas e responda à questão abaixo.

I. Nas pinturas rupestres, características do período                                               ,     os     artistas

reproduziam a natureza tal qual sua visão captava. Assim, eles utilizavam imagens carregadas de traços fortes que expressam a idéia de vigor para representar os animais que temiam, ou os grandes animais que caçavam, como o bisão. Daí esse estilo ser conhecido como .

(A) Paleolítico – realista
(B) Paleolítico – naturalista
(C) Neolítico – abstrato
(D) Neolítico – naturalista
(E)  Mesolítico – realista

Justificativa: Uma das principais características da arte rupestre, no período Paleolítico, era o aspecto naturalista das figuras. O artista do Paleolítico representava os seres do modo como os via de determinada perspectiva, isto é, reproduzia a natureza tal qual sua visão captava.

03. Leia o fragmento abaixo:

“Os criadores dos desenhos paleolíticos de animais eram, ao que tudo leva a crer, caçadores ‘profissionais’ – pode-se presumir isso com certeza quase absoluto a partir de seu conhecimento íntimo de animais – e é improvável que, como ‘artistas’ (ou como quer que fossem chamados) estivesse isentos da obrigação de prover alimentos”.

HAUSER, A. História social da Arte e da Literatura. p. 19


(A) Qual é o nome da arte a que se refere o fragmento acima?

Arte rupestre



(B) Em qual período da Pré-História esse tipo de arte foi desenvolvido?

No Paleolítico Superior (30.000 a 18.000 a.C).



(C) Explique as hipóteses que explicam o significado da arte rupestre.

Entre as muitas hipóteses, difundiu-se no início do século XX a idéia de que as figuras estavam associadas a rituais mágicos de caça. Esses rituais eram realizados para que a caça fosse abundante e os caçadores pudessem pegar um grande número de animais. Talvez o pintor-caçador acreditasse que “aprisionando” a imagem do animal, teria poder sobre ele. Assim, se o representasse mortalmente ferido no desenho, conseguiria abatê-lo na vida real.


(D) Qual era o estilo utilizado por esses “pintores”?

Estilo Naturalista



04. A arquitetura do período Neolítico apresenta construções denominadas monumentos megalíticos. Assinale nas alternativas abaixo qual a conceituação correta do monumento megalítico selecionado.




(A) dólmen.
(B) cromlech.
(C) menir.
(D) nurague.
(E)  estela.


Justificativa: Na arquitetura, a construção de monumentos megalíticos em formato circular, conhecidos como Nuragues, parece ter sido a grande marca do Neolítico. Utilizando-se pedras empilhadas cobertas por material perecível, ergueram-se grandes monumentos de pedras – cada pedra com pesando entre 10 e 5 toneladas.

05. Sobre a arte no período Neolítico, considere as afirmativas abaixo.



I. A pintura neolítica mostra figuras humanas estilizadas, ou seja, não naturalistas, representadas em traços pouco esquemáticos.

II. Na arquitetura do período Neolítico, destacam-se habitações rudimentares construídas em formato circular, utilizadando-se pedras empilhadas conhecidas como Nuragues.

III. A hipótese mais aceita sobre a construção os monumentos megalíticos no Neolítico é a da motivação religiosa, sendo o mais famoso deles o de Stonehenge, na Grã-Bretanha.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e II.
(D) Apenas I e III.
(E)  I, II e III.


Justificativa: A pintura neolítica mostra figuras humanas estilizadas, ou seja, não naturalistas, representadas em traços pouco esquemáticos. Na arquitetura do período Neolítico, destacam-se habitações rudimentares construídas em formato circular, utilizadando- se pedras empilhadas conhecidas como Nuragues. A hipótese mais aceita sobre a construção os monumentos megalíticos no Neolítico é a da motivação religiosa, sendo o mais famoso deles o de Stonehenge, na Grã-Bretanha.


06. Assinale a única alternativa que não apresenta uma técnica artística característica do período da Pré-História.



(A) arte rupestre.
(B) esculturas em baixo-relevo.
(C) nuragues.
(D) mãos em negativo.
(E)  monumentos megalíticos.

Justificativa: todos os itens abaixo citados são exemplos de produção artístico da Pré-história. A exceção são as esculturas em baixo-relelvo, cujos vestígios mais antigos datam do período antigo oriental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário